Relações do Envelhecimento com a Navegação Espacial em Idosos Saudáveis

Por: André dos Santos Costa, Emilly dos Santos Rocha de Oliveira, Jhonnatan Vasconcelos Pereira Santos, Maria Eduarda de Almeida Silva, Milena Ribeiro Tavares da Silva e Thais Mylena da Silva.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A navegação espacial consiste na habilidade de se localizar e deslocar através do ambiente, orientando-se a partir de diferentes pontos de referência (Schaller et al., 2014). O envelhecimento parece afetar esta habilidade, de modo que a orientação espacial pode ser um importante marcador de problema cognitivos em idosos (Xavier et al, 2010). Dentre as ferramentas para se avaliar a navegação espacial em humanos está o Floor Maze Test (FMT), que em idosos cognitivamente normais verificou-se associações com as funções executivas e, mais recentemente, ao engajamento em tarefas cognitivas durante o lazer (Sanders et al.,2008; Callisaya; Verghese, 2018). Entretanto, a interpretação da performance nas tarefas do FMT depende do tempo de deslocamento dos indivíduos e, assim, pode sofrer influência tanto do envelhecimento como do estado físico e funcional.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.