Relações Entre a Atividade Física, Aptidão Física, Morfológia e Coordenativa em Crianças de 10 Anos de Idade

Por: João Paulo Saraiva e Luis Paulo Rodrigues.

Revista da Educação Física - UEM - v.22 - n.1 - 2011

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Resumo

O sucesso no desenvolvimento motor resulta da interacção de diferentes factores, cujas relações carecem de conhecimento aprofundado. Entre estes factores, a aptidão física, a proficiência coordenativa, o perfil morfológico, e o envolvimento em atividades físicas, têm sido identificados como fundamentais no estabelecimento de estilos de vida optimizadores do desenvolvimento motor. O objectivo do presente estudo foi o de perceber como se estabelecem estas relações em crianças no final do 1º ciclo do ensino básico. Cento e quarenta crianças (52% rapazes; 48% meninas) foram avaliadas relativamente à Aptidão Física (bateria de seis testes), Morfológica (IMC), Coordenativa (KTK) e participação em Atividade Física (questionário de Baecke). Os resultados confirmaram as relações positivas entre a generalidade dos factores, embora com um perfil diferenciado por género. Contrariamente ao esperado, o nível de envolvimento em atividades físicas não revelou estar correlacionado com as outras aptidões avaliadas.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9206/7436

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