Relações Entre Dimensões da Experiência, Satisfação, Recomendação e Intenção de Retornar: a Percepção de Participantes de Evento Cultural Resumo
Por Raquel Lobuono (Autor), Marlusa de Sevilha Gosling (Autor), Carlos Alberto Gonçalves (Autor), Sandro Alves Medeiros (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 5, n 2, 2016.
Resumo
A experiência de consumo ganhou importância na área de marketing nas últimas décadas. No entanto, a mensuração dessa dimensão ainda é recente e restrita em relação a sua aplicabilidade. Diversos autores elaboraram escalas que medem a experiência de consumo no contexto das marcas, eventos esportivos e eventos turísticos. Os eventos podem ser utilizados como meio de promoção das experiências porque os consumidores têm a chance de se envolver em atividades que não são possíveis nas suas vidas diárias. O evento objeto de estudo do presente trabalho é a Virada Cultural 2014 de Belo Horizonte, evento cultural realizado pela segunda vez consecutiva na capital mineira durante um final de semana. O estudo buscou compreender as experiências dos participantes da Virada Cultural a partir de uma escala de experiência memorável turística elaborada e testada em outro trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo com uma abordagem quantitativa por meio a aplicação de um survey durante o evento. Os principais resultados foram (1) a dimensão hedonismo foi a mais impactante para Experiência Memorável e a Cultura Local como a menos impactante; (2) a relação positiva e significante entre Experiência Memorável e satisfação e (3) a relação positiva e significante entre Satisfação e Intenção de Retorno nas próximas edições e a Recomendação boca a boca para pessoas próximas.
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