Relações Entre Experiências Pessoais e Uma Educação Física Sensível à Diversidade Cultural

Por: Alexandre Vasconcelos Mazzoni e .

Motricidades - v.1 - n.1 - 2017

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Resumo

Realizou-se uma pesquisa com o objetivo de conhecer quais elementos possam ter contribuído para a constituição de uma docência da Educação Física atenta à diversidade cultural. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa pedagógica qualitativa. O material resultante da realização de entrevistas semiestruturadas foi confrontado com a teorização cultural. Partindo da análise das concepções de professores da rede pública, que colocam em ação o currículo cultural da Educação Física, inferiram-se as possíveis relações entre a experiência pessoal, o olhar para a contemporaneidade e a atuação pedagógica. Podemos inferir que os elementos que contribuíram para a constituição de uma docência da Educação Física atenta à diversidade cultural podem ter sido gerados por uma trajetória de vida marcada pelo enfrentamento de situações socialmente adversas.

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Endereço: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463.2017.v1.n1.p3-16

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