Integra

INTRODUÇÃO:

Com base nas experiências do ensino fundamental e médio e, posteriormente, nos estágios realizados durante a graduação em Educação Física, observou-se que apesar de muitos alunos identificarem as aulas de Educação Física como um "momento de lazer" dentro da escola, tal tema não era contemplado de forma específica pelos professores. Isso conseqüentemente pode gerar uma compreensão restrita dos alunos sobre o que é Lazer, assim como das suas possibilidades. No entanto, acredita-se que os conteúdos e a maneira como estes são desenvolvidos na Educação Física pode influenciar o modo que os alunos o compreendem e o vivenciam. Para isso, é preciso que os próprios profissionais reconheçam as dimensões do Lazer e estabelecem possíveis relações entre este e a Educação Física. Assim, esse estudo tem como objetivo identificar qual a relação entre Lazer e Educação Física Escolar na visão de professores de uma escola municipal do interior de São Paulo.

METODOLOGIA:

Este estudo é de natureza qualitativa e teve como instrumento de pesquisa a entrevista semi-estruturada contendo duas questões. Teve como participantes quatro professores de Educação Física do ensino fundamental, ciclo II, de uma escola municipal do interior de São Paulo. No que se refere aos procedimentos, inicialmente, foi elaborado e entregue à diretora da escola um termo de autorização, permitindo a realização da pesquisa. Depois, agendou-se com antecedência um momento para a entrevista com os professores. Estes foram informados sobre as finalidades da pesquisa e de como seriam utilizados os dados, recebendo o termo de consentimento livre e esclarecido. As perguntas foram realizadas pelo pesquisador e os participantes responderam livremente, sem interferências. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas para posterior analise temática. O sentido da análise dos dados esteve voltado para identificar qual relação os professores estabelecem entre Lazer e Educação Física Escolar e depois, com base na resposta anterior, verificar como esta pode influenciar, ou não, o Lazer de crianças e adolescentes fora do ambiente escolar.

RESULTADOS:

A respeito da relação entre Lazer e Educação Física Escolar, percebe-se que os professores a entendem em dois sentidos principais: um relacionado ao exercício físico/motor e às manifestações esportivas; e outro aos sentimentos e percepções desenvolvidas pelos alunos nas aulas de Educação Física, assim como no Lazer fora da escola. No entanto, destaca-se que há um predomínio do entendimento do Lazer como práticas físicas e esportivas. Acerca da influência que a Educação Física tem na educação para o Lazer, além do ambiente escolar, dois professores afirmaram que ela pode interferir nas opções de Lazer de crianças e adolescentes porque promove e/ou auxilia a formação integral dos alunos. Para outros dois professores a influência se dá por meio das vivências que os alunos têm nas aulas, uma vez que estas podem ser vivenciadas novamente fora da escola, sendo o contrário viável também. Entretanto, não há nenhuma referência a estratégias ou conteúdos específicos que sejam trabalhados pelos professores para discutir questões relacionadas ao Lazer ou de se educar para o mesmo. O que aparece é uma situação de transferência de vivências e aprendizagens relacionadas a situações cotidianas das aulas de Educação Física na escola para momentos e espaços fora dela.

CONCLUSÕES:

Segundo os entrevistados, existe uma relação entre Lazer e Educação Física Escolar, porém os professores demonstraram ter visões diferentes no que se refere à forma como ela é estabelecida. Percebe-se também que há uma dificuldade em reconhecer outras práticas relacionadas ao Lazer além das físicas e esportivas, como as culturai s e sociais, por exemplo, e de contemplá-las na escola. Para estudiosos da área, o Lazer não se restringe apenas às práticas físicas e esportivas e esta idéia, que muitos assimilam, pode estar ligada à cultura esportivista que existe em nosso país (Camargo, 2003; Marcellino,1995). Com base no trabalho realizado conclui-se que o Lazer é um aspecto importante da vida das pessoas, mas pouco explorado na Educação Física Escolar. Nesse sentido, é preciso considerá-lo como um conteúdo relevante das aulas e elaborar propostas, condizentes com a realidade escolar, que orientem os profissionais da área a inclui-lo em sua intervenção pedagógica.