Relações de Gênero e de Desempenho Físico e Motor de Alunos Submetidos Aos Testes do Eurofit

Por: Tania Maria da Silva Bronsato.

0 páginas. 1999

Send to Kindle


Resumo

A literatura fornece grandiosos entendimentos de que gênero é uma construção social, que conduz meninos e meninas a manifestarem diferentes comportamentos na sociedade. Esses comportamentos trazem repercussões no desempenho motor. Assim sendo, o principal objetivo deste estudo foi verificar se existe diferença no desempenho físico e motor de meninos e meninas, através do Eurofit, averiguando ao mesmo tempo, se existem laços teóricos que expliquem a interferência da cultura nesses desempenhos. A metodologia caracterizou a pesquisa como Delineamento Quase Experimental. A amostra utilizada constituiu-se de 118 estudantes de ambos os sexos, com idades entre dez e quatorze anos do Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni em Realengo – RJ. As características do desempenho motor foram obtidas através da administração da bateria de teste Eurofit, que mediu equilíbrio, velocidade segmentar de membros superiores, flexibilidade, agilidade, força estática e dinâmica e resistência cardio-respiratória. Os testes forma aplicados de acordo com o protocolo Eurofit. Para análise dos testes, foi empregado a estatística descritiva para uma maior interpretação e confirmação dos resultados. A partir dos resultados foi feita a distribuição percentual nas tabelas, representação de gráficos, bem como, o cálculo de medidas estatísticas. A representação gráfica foi utilizada para se obter uma maior visualização dos comportamentos das informações. Os meninos demonstraram resultados melhores que as meninas nos testes de equilíbrio, tocando os discos, salto em extensão, apreensão manual, sente e levante, suspensão com braços flexionados, teste Shurttle Run e na prova de resistência aeróbica. E as meninas demonstraram melhor resultado no teste sente e alcance. Os meninos demonstraram resultados superiores que as meninas na maioria dos testes, exceto no teste sente e alcance. No teste de suspensão com braços flexionados, ambos os sexos apresentaram uma grande concentração de valores considerados baixos.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1324&listaDetalhes%5B%5D=1324&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.