Relações Sociais e Poder Local: Futebol e Lazer em Piracicaba no Início do Século XX

Por: Luiz Augusto L. dos Anjos e Luiz dos Anjos.

X Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança/ II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

O estudo trata do futebol, no início do século XX, na cidade de Piracicaba, no período de 1903 a 1930. Tem como objetivo levantar informações e dados do futebol nessa época, procurando identificar as relações e os grupos sociais que ocorriam nos espaços de lazer e do futebol na sociedade piracicabana. Os estudos se limitaram a analisar os principais fatos ocorridos no futebol, portanto, os primeiros jogos oficiais em Piracicaba. Os jogos do E. C. XV Novembro de Piracicaba com outras equipes da região e da Capital e as relações sociais existentes entre os dirigentes são escopos de discussão deste estudo. Utiliza, basicamente, o Jornal de Piracicaba e a Gazeta Esportiva, buscando referências, e também pesquisa no acervo de Rocha Netto (2000) para, a partir dessas fontes, levantar elementos possíveis de serem investigados e teorizados. O estudo analisou que o futebol, no início do século XX, em Piracicaba, não apontou diferenças em suas relações sociais – praticantes e espectadores – com outras regiões interioranas como: Campinas, Rio Grande (RS) e Pelotas (RS). A média burguesia da época foi quem iniciou a prática desse esporte construindo relações sociais não gratuitas, porém o futebol não foi o único esporte ou prática de lazer no município, nesse período.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.