Relato de Caso na Reabilitação de Aluno Paraplégico Atendido no Proamde - Programa de Atividades Motoras Para Deficientes, a Partir de Uma Equipe Multidisciplinar

Por: A. R. Roque, E. S. Bezerra, K. A. T. Lopes, Kelvin Fernando Pinto Faria e S. N. Oliveira.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Este estudo tem por finalidade relatar o estudo de caso de um aluno atendido no PROAMDE - PROGRAMA DE ATIVIDADES MOTORAS PARA DEFICIENTES, Pólo HUGV.

Metodologia:
MFS, 33 anos, sexo masculino, pai solteiro, com ensino fundamental incompleto, natural de Manaus, cadeirante, vítima de acidente automobilístico, lesão torácica de nível T5 - T6. Foram realizados 91 atendimentos no período de 26 de julho até dia 13 de outubro com os profissionais da Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Pedagogia e Serviço Social, num grupo de 4 paraplégicos em atividades dinâmico-pedagógicas, passeios e atividades em grupos para uma melhor integração social do(s) aluno(s), com a aplicação da avaliação funcional inicial e final, e, análise da avaliação individual de cada profissional.

Resultados:
Após o período de intervenção no projeto o aluno demonstrou melhoras, na escrita e leitura, alimentação, convivência familiar, higiene pessoal e transferências, maior segurança em relação ao seu futuro como cadeirante, maior conhecimento em relação ao seu corpo e como manter-se saudável, diminuição do percentual de gordura, aumento de força e massa muscular. A avaliação inicial constatou que, realizava 41,46%, realizava com ajuda, 31,71%, e, não realizava 26,83% dos itens. Após o período de intervenção multiprofissional, ele passou a realizar 78,05%, realizar com ajuda 21,95%, e, não realizava 0% dos itens.

Conclusões:
Após o período de intervenção no PROAMDE, pôde-se observar uma melhora nas habilidades funcionais, psicológicas e sociais, tornando-se apto e independente na maioria das suas necessidades, mostrando a qualidade do trabalho multiprofissional na reabilitação de alunos com trauma raquimedular.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.