Relato de Caso: Eritema Multiforme em Criança em Idade Escolar

Por: Camila Voos Camila Voos Soares, Cássia Pinheiro Kapper, Francine Carla Oliveira Seibt, Lucas Andreis e Tamilis de Almeida Machado.

Cinergis - v.16 - n.3 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O eritema multiforme (EM) se caracteriza por uma reação imunológica que afeta pele e mucosa mais comumente observada após infecções virais, principalmente por herpes vírus (HSV). Relato de caso: paciente feminina, 8 anos, inicia com quadro de dor e edema em mãos. Evoluiu com vesículas e bolhas em tronco, dorso e face, mas em maior concentração em mãos e pés com acometimento de palmas e plantas. As bolhas eram tensas com base eritematosa e algumas com crosta. Discussão: as lesões cutâneas comumente aparecem em regiões de extremidades como mãos e pés: são planas, redondas e vermelho escuras, tendo o formato de anéis eritematosos e circulares concêntricos em forma de alvo, também conhecido como “olho de boi”. O diagnóstico do EM é clínico e pode ser definido com a coexistência de lesões em alvo geralmente associado à infecção prévia ou atual por HSV, não necessitando de biópsia, quando a apresentação é típica. A biópsia pode auxiliar nos casos atípicos, como diagnósticos de exclusão. Considerações finais: o presente relato de caso demonstrou uma doença rara (estimado em 1,2-6 casos por milhão/ano), principalmente na faixa etária escolar. Além disso, teve uma apresentação atípica, tendo em vista a exuberância das lesões bolhosas.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5919

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.