Resumo

A escalada chegou à cidade de Tubarão em 2007 e este esporte vem se destacando na cidade. O município já realizou varias competições regionais e alguns festivais de escalada, além de ser sede de duas etapas do campeonato catarinense de escalada esportiva nos anos de 2009 e 2010. Com a inclusão de disciplinas voltadas ao estudo dos esportes de aventura na grade curricular do Curso de Educação Física da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, com sede nesta cidade, os acadêmicos também passam a ter contato com tais práticas e neste relato em particular com a escalada. Uma vez por semestre os acadêmicos matriculados na disciplina de Teoria e Metodologia dos Esportes de Aventura, visitam o Centro de Escalada Granito, também localizado na cidade de Tubarão – SC, local de treinos e encontro de alguns escaladores da região, as turmas conhecem os conceitos, princípios, técnicas, equipamentos e a metodologia de como aplicar esta modalidade em suas aulas de Educação Física. No dia 22 de outubro de 2010 aconteceu a primeira visita da turma ao local, os 34 alunos se encontraram no estacionamento da universidade, onde um ônibus os aguardava e os levaria para o destino. Com todos já no local, deu-se inicio a parte teórica da aula, além dos itens citados acima os alunos conheceram histórico da escalada na região, os principais locais propícios para prática da escalada na cidade. A segunda parte da aula foi realizada a parte prática, após um alongamento, os alunos tiveram atividades no chão, feitas com giz, simulando escaladas e jogos de aquecimento. Em seguida a turma foi dividida em cinco grupos e cada um direcionado a um boulder, desde travessia a lances mais técnicos, foi feito um rodízio entre os grupos para que todos pudessem experimentar cada movimento. Os alunos surpreenderam e superaram as expectativas, escalando os desafios propostos e tentando até criar seus próprios boulders. Muitos se dedicaram a tentar completar os Boulders mais difíceis. Tendo como parâmetro os comentários dos alunos, concluímos que a grande maioria dos alunos gostou da vivência, este tipo de aula tem ajudado a divulgar o esporte, pois, trata-se de novas tendências de conteúdos para uma Educação Física atual e desafiadora.

Acessar