Relato de Experiência na Coordenação de Esporte de Participação da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (secel)

Por: .

XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho aborda a temática da atuação institucional da Prefeitura Municipal de Fortaleza no setor de políticas públicas para o lazer, através da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), especificamente na Coordenação de Esporte de Participação. A Coordenação citada é responsável por gerenciar os programas Esporte na Comunidade (EnC), Academia na Comunidade (AnC) e o Espaço Oriental (EO). Esses são considerados os maiores programas desenvolvidos pela Secretaria, possuindo uma regularidade de execução desde o seu surgimento. Esses programas têm em comum a mesma matriz teórica empregada nas demais ações desenvolvidas pela Coordenação de Esporte de Participação, que é a pedagogia critico-su peradora. Partindo da necessidade de ampliar o campo de atuação para os profissionais de tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer, esse trabalho busca tornar pública a dinâmica de funcionamento, bem como descrever as atividades desenvolvidas na Coordenação de Esporte de Participação. Para a elaboração desse relatório foram realizadas observações das atividades sistemáticas (rotineiras) e assistemáticas (eventuais), a construção de um diário de atividades desenvolvidas na Coordenação a partir das vivências do estagiário, a realização de entrevistas com coordenadores e assistentes téc
 nicos. Os programas seguiam uma metodologia de trabalho parecida, uns de forma mais acentuada que os outros. Procuram envolver todos (coordenadores, professores e comunidade), para a construção e a decisão de atividades desen volvidas pelo programa. As visitas aos núcleos buscam verificar, em campo, a real atuação dos professores, já que cada assistente técnico tem uma agenda semanal de visitas. A relação da coordenação com as comissões comunitárias estabelecem as demandas de cada comunidade. As reuniões de Coordenação têm datas definidas, acontecendo uma vez por semana, essencialmente para a realização de um feedback do trabalho desenvolvido e repassar informações entre os coordenadores. Também são nessas reuniões que se constrói o calendário de visitas do mês, o planejamento da reunião mensal e discussões sobre futuras ações. A seguir, descrevo as atividades realizadas na Coordenação de Esporte de Participação durante o estágio realizado: quantificar o número de participantes que frequentavam os núcleos em um determinado mês; participar de reuniões; observar o acompanhamento pedagógico; organizar documentos dos programas, comunicação interna (CI), planejamentos, assinatura de ponto; contatar professores para repassar informações (convocação de reuniões, re quisição de relatórios dos núcleos e etc.); construir lista de contatos de professores; participar da organização e execução de eventos dos Programas. Apesar das atividades serem burocráticas e rotineiras, ao mesmo tempo torna-se um meio muito importante para absorção de informações da dinâmica de trabalho da coordenação, e ainda oportunizar pequenas intervenções sobre a política/ tativa de gerar uma aproximação entre a prática institucional da SECEL e os conhecimentos veiculados no curso de Gestão Desportiva e de Lazer, bem como contribuir com reflexões de acadêmicos, professores e gestores públicos que estudem e trabalhem com Esporte e Lazer.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.