Resumo

A percepção da realidade educacional brasileira a partir da técnica de relato de experiência docente representa uma contribuição peculiar e real sobre o cotidiano escolar, traduzindo para os meios acadêmicos as experiências e dilemas da realidade da escola. No tocante ao professor de Educação Física (EF), essa realidade, tendo em vista o processo de transição pelo qual passa a EF como componente curricular, se demonstra especialmente complexa (REZER; FENSTERSEIFER, 2008), dando destaque, para o caso específico dos primeiros anos de experiência profissional deste professor. Onde, imerso em ambiente de constantes conflitos e incertezas de todas as ordens, o professor de EF, ao sair do espaço formativo da universidade, depara-se, na escola, com um ambiente profissional repleto de dilemas e dificuldades específicos dos anos iniciais da docência e também específicos do cotidiano da atividade docente em EF. Assim, a fim de compreender melhor a realidade docente em EF e contribuir para as discussões acerca das vivências didáticas desse componente curricular, o presente estudo, mediante relato de experiência, objetivou conhecer e analisar o cotidiano da realidade profissional de uma professora de EF em seu primeiro ano de experiência docente em uma Escola Pública da Amazônia, destacando seus conflitos e dilemas.

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