Relato de Experiência do Primeiro Ano de Docência em Educação Física: Saindo da Universidade e Entrando no Cotidiano de Uma Escola Pública do Amapá

Por: Elisane Menezes de Melo e Paulo Magalhães Monard Nascimento.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A percepção da realidade educacional brasileira a partir da técnica de relato de experiência docente representa uma contribuição peculiar e real sobre o cotidiano escolar, traduzindo para os meios acadêmicos as experiências e dilemas da realidade da escola. No tocante ao professor de Educação Física (EF), essa realidade, tendo em vista o processo de transição pelo qual passa a EF como componente curricular, se demonstra especialmente complexa (REZER; FENSTERSEIFER, 2008), dando destaque, para o caso específico dos primeiros anos de experiência profissional deste professor. Onde, imerso em ambiente de constantes conflitos e incertezas de todas as ordens, o professor de EF, ao sair do espaço formativo da universidade, depara-se, na escola, com um ambiente profissional repleto de dilemas e dificuldades específicos dos anos iniciais da docência e também específicos do cotidiano da atividade docente em EF. Assim, a fim de compreender melhor a realidade docente em EF e contribuir para as discussões acerca das vivências didáticas desse componente curricular, o presente estudo, mediante relato de experiência, objetivou conhecer e analisar o cotidiano da realidade profissional de uma professora de EF em seu primeiro ano de experiência docente em uma Escola Pública da Amazônia, destacando seus conflitos e dilemas.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/viewFile/4943/2532

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.