Editora Museu da UFRGS. Brasil 2023. 272 páginas.

Sobre

1. OS MOVIMENTOS INSTITUCIONAIS NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO

Chegamos na 9ª Edição do Relatório da Discriminação Racial no Futebol. Apesar da discussão permanente do tema e das opressões ao longo dos anos, este campo de discussão permanece vivo e pulsante, com o aparecimento de novas e importantes narrativas que merecem a nossa atenção e enriquecem o debate.  

Voltemos ao ano de 2022: no período, houve mais uma edição do maior torneio de futebol do planeta, a Copa do Mundo, realizada no Catar. O evento teve uma final emocionante para os amantes do jogo, mas também apresentou sérios problemas.

Durante a preparação e a posterior realização do torneio, houve graves abusos em relação aos trabalhadores envolvidos na sua estruturação, como o não pagamento de remunerações, condições insalubres, além de acidentes que resultaram em ferimentos ou até mesmo na morte desses indivíduos. Ademais, também é permanente no país, segundo seu regramento legal, a supressão de liberdades em relação às mulheres e à comunidade LGBTQIAP+, com severas e injustas punições para pessoas que querem simplesmente ter o direito de existir de forma digna.

 

Arquivo