Relatos de Estágio: Educação Física

Por: Joao Antônioda Silva Barbosa, Lidio Ramão Gonzalez e Tales Vedovato Gonçalves.

Revista Magsul de Educação Física na Fronteira - v.1 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O estágio foi desenvolvido em uma escola públicana cidade de AntônioJoão –MS, nos períodos matutino e vespertino, nos meses de março e abril. A escola é localizada no centro da cidade e atende os diferentes tipos de classes sociais, raças e gêneros O estágio foi realizado com trêsprofessores,todos concursados pelo estado. O estágio é de grande importância, poisé por meio dele que vivenciamos a realidade decomo é ser professor, como devemos agir e nos portar no ambiente escolar, aprendemos na pratica tudo isso. Através disso, podemos ver a importância daEducação Física escolar, que é educar não somente corpo, mas também a mente. O estágio nos da o conhecimento necessário e adequado para que possamos aplicar o que devemos ensinar dentro da sala de aula. O estágio tem como objetivo observar e aplicar o processo de ensino aprendizagem dentro de uma sala de aula e proporcionar aos alunos a atuação como sujeitos ativos no processo educacional. Desenvolvido nos períodos matutino (7hrsàs11h30min) e vespertino (13hrs às17h25min), foram observadas a participação das aulas (semi-regência), focando em saber como é o ambiente escolar e como é o desenvolvimento das aulas de Educação Física de cada professor. As turmas de 1ºao 5ºano são as turmas com mais participação durante as aulas. O professor ministra suas aulas com muitas atividadeslúdicase recreatias.As turmas do6ºao 9ºano sãomuito participativas, excetoas séries finais como 8ºe 9ºano.O ensino médio (1ºao 3ºano)éa fase que menos tem participação durante as aulas. As aulas no ensino médio tem um grande foco na parte teórica, com apresentação de trabalhos sobre os temas da disciplina, mas, não se deixa de lado a prática. Os estágios ocorreram por observações e participações em sala de aula e na quadra por supervisão de um professor regente.As aulas de Educação Física têm como objetivo promovera inclusão, socialização e uma melhor qualidade de vida atodos.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação –LDB –Lei nº 9394/96. Brasília, DF. Senado Federal, 1996. Edição Compilada. 4ª Edição –2007. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física –Secretaria de Educação Fundamental. –Brasília: MEC –SEF, 1998, 144p.

Endereço: file:///C:/Users/Erica/AppData/Local/Temp/219-406-1-SM.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.