Relaxamento e Massagem - Perspectivas Curriculares

Por: C. Bonandi, D. Godói, J. Cesana, Janaina Demarchi Terra, K. H. S. Corte, L. A. Lorenzetto e M. E. L. Oliveira.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Praticantes de atividades desportivas, ginásticas, expressivas, lúdicas, de artes marciais, portadores de deficiências, pessoas em geral, sujeitas aos estresses, têm procurado realizar sessões de massagem e relaxamento, em busca de uma harmonização corporal e uma melhor qualidade de vida. Nota-se entretanto, uma pequena parcela de professores de Educação Física dedicando-se a estas praticas, provavelmente por não terem uma formação acadêmicca adequada e suficiente. Por esta razão, resolvemos implantar um projeto de pesquisa sobre técnicas de relaxamento e massagem junto a estudantes de Educação Física e investigar suas possíveis reações. Os objetivos específicos do estudo foram: a- analisar as reações dos alunos frente a sessões de relaxamento e massagem; b- verificar o grau de comprometimento dos estudantes frente a uma atividade degrande contato corporal; c- investigar a função co-educacional da massagem. Participaram do projeto alunos de ambos os sexos do 1o. ao 4o. ano, durante os anos de 1997/1998/1999, recebendo uma média de 20 sessões anuais de relaxamento massagem. Os dados foram coletados através de um questionário com questões fechadas e abertas. Resultados conseguidos : 1- Melhoria da consciência corporal; 2- Normalização de tensões musculares; 3- Aumento da amplitude das articulações; 4- Aumento da auto-estima; 5- Melhoria nas relações interpessoais. Conclusão: todos os estudantes concordaram que o relaxamento e a massagem devem constar dos currículos do cursos de Educação Física.

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