Relevância da Atividade Física na Melhora da Qualidade de Vida de Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 1

Por: José Rafael Marques de Oliveira, José Ricardo Barbosa e Talita Brainer Viera da Cunha.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Demonstrar a importância de exercícios físicos no cotidiano da vida de pacientes da diabetes mellitus tipo 1, que utilizem a injeção de insulina para controle de glicemia.

Métodos e resultados:
Um estudo afundo com caráter de revisão bibliográfica para melhor compreender os efeitos da atividade física no organismo de um paciente com diabetes mellitus tipo 1 afim de evitar complicações para este paciente. Analisou-se quais os benefícios, quais cuidados devem ser tomados, como podemos periodizar os exercícios, quais as adaptações necessárias para avaliação física em diabéticos insulinodependentes, e como todos esses fatores corelacionados devem ser ministrado por um professor de educação física. Compreende-se que os resultados foram positivos visto que o avanço dos estudos aumentaram através dos anos, na preocupação de proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente tendo a educação física como ferramenta para tal, é possível notar esse avanço da influência da atividade física no cotidiano de diabéticos quando em casos onde acontece a melhora do controle glicêmico, com a melhora a sensibilidade a insulina, ajuda na diminuição do percentual de gordura e hipertrofia dos tecidos musculares aumentando assim auto-estima do paciente, atenuação das disfunções autonômicas e cardiovasculares e de diminuição da dosagem de insulina com o aumento da rotatividade dos sítios da injeção melhorando assim quadros de lipodistrofia.

Conclusão:
Os estudos sobre diabetes mellitus cresceram consideravelmente, foi possível uma revisão sobre os benefícios causados pela atividade física nesses pacientes provando a importância da prática de exercícios físicos em pessoas com essa doença.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.