Remo

Por: Projeto Inteligência Esportiva.
Send to Kindle


Resumo

A tradição viva no esporte moderno

O remo é um dos esportes mais antigos e tradicionais da história, tanto que a Fedération Internacionale dês Sociétés d’Aviron (FISA), fundada no ano de 1892, na cidade italiana de Turim, foi a primeira organização esportiva desse tipo em todo o mundo.

Este esporte, como é conhecido hoje, teve seu nascimento na Inglaterra. Foi neste país que a prática de locomoção por meio de barcos na água ganhou identidade esportiva. Eram comuns competições entre grandes universidades britânicas, como Oxford e Cambridge – que protagonizam ainda hoje a mais tradicional regata do mundo.
A primeira edição ocorreu em 1828 e outras continuaram sendo realizadas todos os anos nas águas do rio Tâmisa. Outro fator que comprova o pioneirismo inglês na modalidade foi a criação do primeiro clube de remo do mundo– o Leander Club –, no longínquo ano de 1817. O Remo, nessa época, ganhou caráter educativo e, além de ser voltado

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.