Reordenamento do Mundo do Trabalho e Pedagogia das Competências: Implicações Para a Educação Física Escolar (período Pós 1990)

Por: Marcelo Silva dos Santos.

Motrivivência - v.22 - n.35 - 2010

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Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar no contexto de mudanças dos processos produtivos a forma pela qual a noção de competências vem assumindo a centralidade na educação como um todo e inclusive na Educação Física como parte constituinte, ao mesmo tempo em que os saberes e o conhecimento ficam em segundo plano. Para tanto, buscou-se apreender como a Pedagogia das Competências, como noção norteadora do projeto de formação humana na ótica do capital contemporâneo, através de diferentes mediações – Orientações da UNESCO, PCN, Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais - busca ganhar concretude. Como contraponto, defende-se a perspectiva crítico-superadora.

Endereço: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2010v22n35p62/18084

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