Resumo

Este trabalho constitui-se de uma pesquisa desenvolvida pelo laboratório de pedagogia do movimento humano (CEFD/UFSM), em uma escola da rede estadual de Santa Maria. Surge no objetivo de buscar uma efetiva mudança da prática pedagógica em aulas de Educação Física, sob uma perspectiva crítica-emancipatória. Desta forma, preocupamo-nos com que nossas reflexões sobre a Educação Física venham a intervir na realidade escolar. Nos propomos então, a analisar quais as reais possibilidades de mudanças na prática pedagógica em aulas de Educação Física, nas quintas séries do primeiro grau, em uma escola da rede estadual de Santa Maria.

O trabalho está sendo desenvolvido da seguinte forma: discussão do grupo sobre a fundamentação que embasa o trabalho, planejamento e construção das aulas de forma coletiva, com a participação de alunos e professores. Os instrumentos de observação que estão sendo utilizados são a filmagem e elaboração de protocolos das aulas. Estes são utilizados pelo grupo para fazer a análise e interpretação do andamento do trabalho, ao mesmo tempo em que se vai redimensionando a própria proposta.