Resumo

O presente estudo teve por objetivo apreender as representações sociais que os “Administradores em Educação Física do Distrito Federal” elaboram acerca da nova proposta curricular de Educação Física, tendo como indicadores a literatura pertinente ao tema, e a legislação existente. O trabalho foi baseado numa perspectiva sociocultural e histórica, com o intuito de apreender, de maneira mais ampla, a multiplicidade de fatores implícitos na disciplina de Educação Física. A metodologia adotada se pautou na dialética, assumindo caráter qualitativo e a análise dos resultados foi elaborada a partir da análise de conteúdo proposta por Lawrence Bardin. Foram feitas 09 entrevistas com os administradores, com o intuito de identificar em que se transforma a nova proposta de Educação Física quando surge na fala dos envolvidos. A partir dos materiais levantados, chegamos à conclusão de que o referido grupo, ao discursar sobre a nova proposta de currículo de Educação Física, o faz, principalmente, segundo parâmetros históricos, de onde a trajetória de uma disciplina tecnicista se destaca para a nova proposta inserida na grade curricular. A nova proposta tem suscitado discussões principalmente nas reuniões de professores e os entrevistados revelaram pontos de vista semelhantes quanto à necessidade de mudanças no currículo de Educação Física.As representações detectadas assim como a literatura delimitada nesse estudo e a legislação analisada trouxeram à tona elementos que denotam posições mais ou menos semelhantes quanto à nova proposta curricular da Educação Física. Finalmente, o estudo conclui que, através do conhecimento da representação social que os administradores elaboram sobre a nova proposta curricular de Educação Física, poderemos passar a entender os professores como agentes transformadores e não mais como meros reprodutores.

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