Representação Social do Programa Segundo Tempo Para as Comunidades Atendidas

Por: Amauri a Bássoli de Oliveira, Ana Luiza Barbosa Anversa, Arestides P da Silva Júnior, Camila Rinaldi Bisconsini, Fabiane Castilho Teixeira, Patric Paludett Flores e Rhaylla G. de Lima Martins.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O Programa Segundo Tempo é uma ação do Ministério do Esporte/Brasil que tem por objetivo democratizar o acesso ao esporte educacional às crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O objetivo da pesquisa foi analisar a representação social do Programa Segundo Tempo para a comunidade atendida, a partir do entendimento dos profissionais que atuam no Programa. Como fontes de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 52 profissionais do Programa, sendo 5 Coordenadores Gerais, 5 Coordenadores Pedagógicos, 21 Coordenadores de Núcleo e 21 Monitores. Os dados foram tratados com base no método de análise de conteúdo e com o auxílio do software NVivo 10. Dentre as categorias elencadas a partir das unidades de significado dos conteúdos das entrevistas, constatou-se com maior frequência: Esporte como meio de minimizar os riscos sociais aos jovens em condições de vulnerabilidade social; Participação no Programa como forma de ocupação do tempo livre; O esporte e o lazer como meios de educação para crianças e adolescentes de classes menos favorecida; Diminuição da evasão escolar e; Melhoria do rendimento escolar. Considerando os relatos dos profissionais que atuam no Programa Segundo Tempo, conclui-se que o Programa tem se configurado como uma iniciativa de expressiva e convincente representação social à comunidade atendida, uma vez que os indicativos apresentados nessa pesquisa vão ao encontro dos princípios, objetivos e finalidades expostos em suas diretrizes.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.