Representações de Corpo e Movimento no Ciberespaço: Notas de Um Estudo Etnográfico no Jogo Second Life

Por: , Maurício Roberto da Silva e Rogério S. Pereira.

Licere - v.12 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Este artigo, recorte da dissertação defendida sob o título “Avatares no Second Life: corpo e movimento na constituição da noção de pessoa on-line”, pretende revelar de que forma corpo e movimento são problematizados no ciberespaço, especialmente no jogo Second Life. Partindo de um percurso etnográfico, percebeu-se que os conceitos de imaginação e imaginário são essenciais para compreender como os participantes tecem em suas brincadeiras narrativas, caminhos para construir no ciberespaço uma corporalidade central na constituição da noção de pessoa on-line. O trabalho também discorre sobre as possíveis aproximações das tecnologias digitais, em especial, dos jogos eletrônicos, com a Educação Física.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/resumos/licereV12N02_a6.html

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.