Representações de Educação Física e Esporte na Ditadura. Militar: Uma Leitura a Partir da Revista de Histórias em Quadrinhos Dedinho (1969 a 1974).

Por: Joelcio Fernandes Pinto.

145 páginas. 2003 05/12/2003

Send to Kindle


Resumo

O propósito deste trabalho foi o de investigar a intervenção do Governo Federal, por meio do Departamento de Educação Física e Desportos (DED) do MEC, nesses dois setores, no período de 1969 a 1974, quando o País estava sob ditadura militar. O DED elaborou, em 1971, o primeiro Plano de Educação Física e Desporto (PED), que englobou um Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural (PIDIC). Uma de suas ações foi a realização da Campanha Nacional de Esclarecimento Desportivo (CNED), cujo objetivo era o de criar e desenvolver uma “mentalidade desportiva no País”, produzindo o esporte como prática saudável, disciplinadora, ancorada em princípios de “ordem” e de “progresso”. Para a CNED foram elaborados e distribuídos diferentes impressos (Cadernos Técnicos, Cadernos Didáticos, Trifólios, Jornal Podium, Revista de Histórias em Quadrinhos Dedinho, Pôsteres, dentre outros), destinados a públicos distintos, como professores de Educação Física, crianças, “donas de casa” e trabalhadores, que fizeram circular representações múltiplas de esporte: “esporte é saúde”; “esporte é educação”; “esporte é progresso”; “esporte é vida”. Também os meios de comunicação (TV, rádio, cinema) foram mobilizados para divulgar e legitimar tais representações. Destacando um desses impressos, analisou-se a Revista de Histórias em Quadrinhos Dedinho (RHQ Dedinho), por ser destinada às crianças, com distribuição gratuita em escolas, sob orientação dos professores de Educação Física. Publicada e distribuída nacionalmente, de 1971 a 1978, essa revista foi tomada como objeto de investigação, pois suas peculiares características indicam uma intenção de atingir o público infantil, fazendo circular no âmbito escolar representações de esporte presentes no ideário oficial, constituindo uma tentativa de conformar e prescrever práticas pedagógicas. Analisando sua materialidade (formato, tiragem, capas, distribuição, intenções, histórias, dentre outros), pode-se afirmar que os autores elegeram a RHQ Dedinho como um dos principais impressos da CNED, disseminando conteúdos, procedimentos didáticos e valores pretendidos para o esporte e a Educação Física. No período estudado, a intervenção do DED/MEC, com seu Plano de Educação Física e Desportos de 1971, potencializou dois movimentos articulados entre si: o de esportivização da sociedade e o de escolarização do esporte (que repercute na esportivização da Educação Física).

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.