Resumo

Estudos apontam que a Educação Física Escolar com a predominância do conteúdo esportivo, estimula os meninos a fazerem das aulas um ambiente de treino o que promove o afastamento das meninas. Os objetivos do estudo foram identificar e descrever as situações de exclusão e inclusão, suas razões e analisar a intervenção do professor e suas estratégias de inclusão dos(as) alunos(as) nas aulas de Educação Física. Foram observadas 16 aulas de Educação Física de duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio de forma aleatória, em duas escolas, uma particular, com a turmas dividida por sexo, e outra pública, em que a turma é mistas. Na escola particular foram observadas poucas situações de exclusão na aula e uma participação frequente dos meninos e das meninas que pode ter sido influenciada pela separação por sexo da turma. Embora tenha ocorrido discriminação por habilidade e desinteresse dos alunos com os conteúdos esportivos apresentados, os alunos envolvidos nestas situações apresentavam um comportamento indiferente e poucos se evadiam das aulas. As estratégias adotadas pelos docentes não foram suficientes para inclusão dos alunos(as) que se auto-excluíram.

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