Representações dos Profissionais do Desporto Acerca do Conceito de Competência Profissional

Por: Amândio Braga dos Santos Graça, Isabel Maria Ribeiro Mesquita, Paula Maria Fazendeiro Batista e Zélia Maria Roque Pinto Matos.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.25 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O campo de intervenção do profissional do desporto tem vindo a alargar-se e, concomitantemente, a complexificar-se. As ocupações tradicionais adstritas ao ensino e ao treino sofreram metamorfoses, aumentando as dificuldades de conceitualização de competência profissional. Neste estudo, procura-se identificar o conceito que os profissionais do desporto denotam de profissional competente, na persecução da identificação de um mapa conceitual transversal às quatro áreas ocupacionais consideradas: Educação Física, Treino, Atividade Física Adaptada e "Fitness". Foram entrevistados 120 profissionais (30 de cada área ocupacional) sobre o conceito de competência e de profissional competente. Na análise dos dados, utilizaram-se procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados são ilustrativos da frágil conceitualização que ainda caracteriza o campo do profissional do desporto. Identificam-se, contudo, traços comuns que apontam para a busca de uma unidade identitária centrada na competência de conhecimento e ética coadjuvada pela competência pessoal e social em estreita articulação com a competência funcional, sendo que as metacompetências e a motivação são fatores valorizados, os quais assumem a função de sustentação da competência profissional.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n2/03.pdf

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.