Representações do Esporte no Cinema Brasileiro

Por: Victor Melo.

X Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Introdução e objectivos: No decorrer do século XX, muitas foram as relações entre esporte e cinema. Mais do que uma linguagem (o cinema) tematizando um objeto (o esporte), podemos perce-ber que trata-se de um diálogo intersemiótico de duas lingua-gens que se influenciam mutuamente. Como terá isso ocorrido no Brasil? Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da primeira fase da pesquisa "Esporte e Cinema: relações". Material e métodos:Foi feito o levantamento de filmes brasilei-ros, produzidos entre os anos de 1898 e 2004, que, de alguma forma, retrataram o esporte. Principais resultados e conclusões:Foi identificado que, além de muitas curta-metragens e imagens em cinejornais, 154 longa-metragens tocam na questão do esporte, sendo que em 57 deles é o tema central ou ocupa lugar de grande importância, em 54 ocupa um relativo espaço e em 43 é somente citado. Alguns desses filmes expressam importantes sentidos e significados a serem considerados tendo em vista ampliar nossa com-preensão acerca da presença social do esporte. A realização deste estudo pretende cobrir uma importante lacuna no que se
refere tanto a melhor compreensão do esporte, quanto do cine-ma nacional, a partir do desvendar das relações estabelecidas entre ambos. Além disso, se insere em um esforço de colabora-ção com o resgate e a preservação da memória nacional, tanto cinematográfica quanto esportiva.

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.