Representações Sobre Teorias Pedagogicas de Educação Física na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (1979-1986)

Por: Marcio Yasuhiko da Costa Adaniya e Thiago Pelegrini.

XIII Congresso Brasileiro de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

As revistas científicas são consideradas pelos especialistas um importante objeto e fonte de pesquisa para a História da Educação Física. Podem ser entendidas como referências para uma área de conhecimento e para a formação de pesquisadores e professores. A partir desses apontamentos foi escolhido como objetivo principal identificar e analisar as representações sobre teorias pedagógicas da Educação Física veiculadas pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte entre os anos de 1979 e 1986. Como metodologia optou-se pela realização de uma pesquisa bibliográfica e documental que irá utilizar como conceito chave a noção de representação de Roger Chartier. Sublinha-se que esse trabalho pretende contribuir para a pesquisa em História da Educação Física, mais especificamente, a função das revistas na construção de teorias pedagógicas. Foi encontrado em sua grande maioria textos com inspiração em teorias tecnicistas, esportivistas e biologicista, que focalizavam auferir medida, melhorar a aptidão física, incrementar o rendimento esportivo.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-5

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.