Representações Sociais da Cultura Negra Através da Dança e de Seus Atores

Por: Edilson Fernandes de Souza.

183 páginas. 1995 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho integra-se à linha de pesquisa Imaginário Social sobre as atividades corporais do Programa de Mestrado em educação Física da Universidade Gama Filho, tendo como tema central o estudo das Representações Sociais da Cultura Negra, presente na sociedade brasileira, através de atores que desenvolvem uma das manifestações corporais do negro traduzida a partir da dança. A pesquisa teve como objetivos contribuir com a educação no Brasil e com o estudo das representações da cultura negra na sociedade brasileira, bem como descobrir as representações sociais dos atores da dança afro, verificando como constroem a sua identidade e consciência social, ao praticarem essa atividade de dança, e subsidiar uma proposta de inclusão da dança afro no currículo da licenciatura em Educação Física, discutindo criticamente o papel dessa arte na expressão da cultura negra representada na sociedade brasileira. A investigação foi realizada no município do Rio de Janeiro e utilizou-se da entrevista para aproximação da realidade. Os sujeitos que contaram a sua história para compor o quadro das representações foram selecionados de acordo com a sua participação no universo da dança, enquanto elementos participantes do contexto em que a cultura negra se desenvolvia. Diante dos objetivos propostos, nos resultados, destaca-se que as formulações "mítico-teóricas", representadas através da atividade, contribuem, de alguma maneira, para a construção da "identidade e consciência social" de "pertencimento" dos atores a um determinado contexto da cultura corporal do negro. O estudo aponta, portanto, para novas pesquisas que se preocupam em indagar como a representação social transforma-se em disciplina acadêmica, ou pelo menos, torna-se subsídio para compor um quadro de conteúdo de um curso superior.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=644&listaDetalhes%5B%5D=644&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.