Resumo

O conceito de saúde é amplo e por vezes de classificação complexa, dado os diversos componentes sociais, psicológicos, fisiológicos e ambientais envolvidos na sua caracterização. As definições de saúde são apresentadas na literatura, em documentos nacionais e internacionais. No entanto, a forma pela qual o estudante de Educação Física se apropria desse conceito para nortear sua prática ainda é pouco conhecida. Dessa maneira, o estudo objetivou identificar e analisar as representações sociais que universitários do curso de bacharelado em educação física compartilham sobre saúde. Para atingir o objetivo dessa investigação, foi realizada uma pesquisa de campo com universitários do curso de Educação Física de uma instituição privada do Rio de Janeiro, Brasil. Os 45 participantes responderam ao Teste de Associação Livre de Palavras. Os resultados observados foram de que as representações sociais de estudantes de bacharelado em Educação Física estão associadas majoritariamente ao exercício. Logo, o estudo desvela a necessidade de intervenções pedagógicas que promova a otimização do conceito de saúde que se mostrou fragmentado na perspectiva dos universitários.

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