Representações Sociais do Jogo de Regras: Um Estudo Entre Professores de Educação Física da Rede Pública Estadual da Bahia

Por: Alan de Aquino Rocha.

151 páginas. 2010 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo está vinculado à linha de pesquisa: Filosofia, linguagem e práxis pedagógica e insere-se no âmbito de estudos pautados na Teoria das Representações Sociais, cujos princípios visam discutir e apontar o saber do senso comum, constituído por um conjunto de informações, opiniões, crenças e atitudes partilhadas por um grupo a respeito de um dado objeto social (MOSCOVICI, 1978). Este estudo teve o objetivo de identificar e problematizar as representações sociais de professores de Educação Física que atuam na educação básica da rede pública estadual da Bahia sobre o jogo de regras, e a estruturaçãodestas representações, localizando os seus possíveis elementos centrais e periféricos (ABRIC, 1998). Partiu-se do princípio de que tais representações podem trazer informações à própria Educação Física – e a seus professores e professoras – a respeito dos seus papéis assumidos, não-assumidos, praticados, não-praticados em relação ao entendimento do potencial educativo do jogo e sua utilização como conteúdo das aulas. Sabe-se que a representação social é instituída e instituidora da realidade social na qual as práticas estão inseridas, portanto, os papéis poderão ser repensados e ressignificados de acordo com a relevância das informações. A pesquisa de natureza quantitativo-qualitativa foi realizada durante o XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) /III Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE), ocorrido em setembro de 2009, na cidade de Salvador, na Bahia. Por meio de uma dinâmica de associação livre de palavras, 90 professores indicaram cinco palavras relacionadas ao estímulo “jogo de regras”. Em seguida, dentre estas, escolheram as duas que julgavam mais importantes. Os dados foram analisados pelo software EVOC 2003, o qual produz um quadro de quatro casas contendo o núcleo central (NC) e o sistema periférico (SP) das representações sociais.

Endereço: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11843

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.