Resumo

A Estratégia Saúde da Família tem como desafio ultrapassar os limites tradicionalmente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS. As equipes são constituídas por vários profissionais, dentre eles o de Educação Física, que é reconhecido como profissional da saúde e da educação. O objetivo do estudo é verificar as representações sociais do Profissional de Educação Física para a equipe da ESF, localizadas na CAP 3.1. A abordagem é qualitativa-descritiva com o referencial teórico-metodológico das Representações Sociais. Foram entrevistados 12 integrantes da equipe, de ambos os sexos, cujas funções eram: Agente Comunitário de Saúde (9), Enfermeiro (2) e o Profissional de Educação Física (1). Utilizou-se a entrevista individual para coleta de dados. Os resultados foram interpretados a luz da análise de conteúdo em sua abordagem temática (BARDIN, 1977). Os resultados apontam que as representações sociais do trabalho do profissional de Educação Física ficaram ancoradas na educação em saúde e objetivadas na adesão aos exercícios físicos. Considerando os objetivos propostos pela ESF de ultrapassar os limites tradicionalmente definidos para atenção básica do SUS, a inserção do Profissional de Educação Física na ESF tem relevância significativa, tanto para os componentes da equipe, quanto para a comunidade atendida. Sendo assim, tornasse importante a implementação de políticas públicas, que permitam a inserção desse profissional em mais unidades de ESF no município, fato que ainda está bastante incipiente.

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