Resumo

Definir e sistematizar os seus conteúdos tem sido o grande problema histórico da Educação Física dentro da escola. É na década de 80 do século XX que as discussões sobre os conteúdos que devem fazer parte da disciplina de Educação Física nas escolas ganham evidência. Nas abordagens da Educação Física Escolar a partir dessa época, o jogo tem sido destacado. O objetivo deste estudo é identificar e interpretar as representações sociais presentes nos discursos e práticas de docentes sobre o jogo enquanto conteúdo programático na Educação Física Escolar. A partir dessas representações sociais, sugerimos estratégias de aproveitamento das potencialidades do jogo em material pedagógico específico. Observando as aulas de Educação Física na escola e através de relatos sobre essas aulas, percebemos que o conteúdo jogo tem sido um dos mais utilizados por parte dos professores para produzir conhecimento no desenvolvimento de suas aulas. A análise das entrevistas permitiu constatar a parca familiaridade dos docentes com a temática. A partir dessa constatação, sugerimos uma versão preliminar de material pedagógico para capacitação de professores sobre o tema. 

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