Representações Sociais e Instituição da Realidade no Subcampo Esportivo do Montanhismo: Uma Possibilidade de Leitura Sociológica a Partir da Obra Sobre Homens e Montanhas de Jon Krakauer

Por: Juliano de Souza, Renata Maria Toledo e .

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.25 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Os objetivos nos quais se pautou a construção do presente artigo conduzem, de um lado, a identificar algumas representações sociais presentes no universo do montanhismo e, de outro, entender a forma como essas mesmas representações, em meio à luta e à concorrência, contribuem para a construção da realidade social nesse universo empírico delimitado. Para o desenvolvimento dessa proposta buscou-se suporte teórico-metodológico na sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu, sobretudo em sua forma adquirida e explicitada na construção da teoria das representações sociais, da economia dos bens simbólicos e dos lucros de distinção no campo esportivo. Por fim, substanciou-se ainda nas considerações empíricas tecidas pelo alpinista e escritor Jon Krakauer em seu best-seller "Sobre homens e montanhas".

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n2/14.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.