Representações Sociais de Mulheres Técnicas Sobre o Comando de Equipes Esportivas de Alto Nível.

Por: Gabriela Aragão Souza de Oliveira.

0 páginas. 2002

Send to Kindle


Resumo

O foco deste estudo são as representações sociais de mulheres técnicas sobre o comando de equipes esportivas de alto nível. O pressuposto é que há oportunidades desiguais para a mulher em relação ao homem em atuar e permanecer como técnica nos clubes esportivos. A amostra é constituída de dez técnicas de equipes esportivas de alto nível. O objetivo, identificar as representações sociais que as técnicas têm/constrõem quanto à relação entre gênero e inserção, ascensão e permanência no comando de equipes esportivas. O estudo justifica-se por possibilitar que a categoria gênero, com foco na mulher, tenha maior visibilidade na Educação Física, no que respeita à construção da figura da técnica. Para análise das entrevistas semi-estruturadas e das anotações de campo, utilizamos uma abordagem plurimetodológica, com base nas Representações Sociais e na Análise do Discurso. Identificamos as representações sociais das informantes sobre sua profissão e seu posicionamento quanto ao comando de equipes esportivas. As técnicas constroem-se a partir de um compósito de qualidades que se completam, mas cada uma delas preserva seu traço de singularidade em sua maneira de comandar e na auto-organização para o trabalho. Algumas identificam, outras não: a) as influências do gênero no cotidiano de sua atuação profissional; b) o reconhecimento da reserva masculina no treinamento esportivo; c) a resistência dos dirigentes na contratação de técnicas para comandarem equipes esportivas de alto nível; d) a utilização dos estereótipos sociais como meio de permanecerem treinando; e finalmente e) o seu exemplo, para motivar outras mulheres a ingressarem no treinamento. As técnicas deste estudo avançaram no mercado de trabalho; conquistaram seu espaço no treinamento esportivo, a seu modo e a seu tempo, enfrentando uma série de desafios e abrindo caminhos para novas estratégias que as fizeram ascender e permanecer na profissão.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=149&listaDetalhes%5B%5D=149&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.