Representações Sociais Sobre a Educação Física na Educação Infantil

Por: André da Silva Mello, Felipe Rodrigues da Costa, Karolina Sarmento Rodrigues, Sebastião Josué Votre e Wagner dos Santos.

Revista da Educação Física - UEM - v.23 - n.3 - 2012

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Resumo

Este estudo objetiva identificar e discutir as representações sociais que professores de um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES possuem sobre a Educação Física. Além disso, analisa em que medida estas representações se aproximam ou se distanciam das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município. Utiliza os estudos com o cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos pela observação participante e por entrevistas semiestruturadas. Sobressaem representações que concebem a educação física como um momento de descanso para as professoras regentes e como disciplina auxiliar para atender às demandas da escola. Além disso, a desvalorização da educação física e a adoção de um modelo esportivizante de intervenção indicam divergências com o que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Municipais.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12684/10465

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