Reprodutibilidade do Desempenho em Provas de Corrida de 5 e 10 Km em Pista de Atletismo

Por: Ana Claudia Pelissari Kravchychyn, Cecília Segabinazi Peserico, Danilo Fernandes da Silva, Fabiana Andrade Machado e Paulo Victor Mezzaroba.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.37 - n.3 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Examinou-se a reprodutibilidade do desempenho em provas de corrida de 5 e 10 km em pista de atletismo. Trinta e um corredores recreacionistas, do gênero masculino, realizaram duas provas de 5 e duas de 10 km em uma pista oficial de atletismo. Não houve diferença significativa entre os testes-retestes para ambas as provas utilizando-se o teste t pareado (P>0,05). Os coeficientes de correlação intraclasse e de variação foram de 0,94/3,44% (5 km) e de 0,97/2,43% (10 km). Verificou-se que a reprodutibilidade do desempenho em provas de corrida de 5 e 10 km em pista de atletismo foi semelhante às reprodutibilidades reportadas na literatura para testes em laboratório. Além disso, a prova de 10 km se mostrou mais reprodutível do que a prova de 5 km para a amostra estudada.

Endereço: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1402

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.