Reprodutibilidade do Teste de Caminhada e do Degrau de 6 Minutos em Adultos Jovens Saudáveis

Por: Anna Cláudia Sentanin, Bruna Varanda Pessoa, Ivana Gonçalves Labadessa, Joyce Nogueira Ferreira da Costa, Juliano Ferreira Arcuri, Rubens Alexandre da Silva Jr. e Valéria Amorim Pires Di Lorenzo.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.20 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃOs testes caminhada de seis minutos (TC6) e degrau de seis minutos (TD6) são meios de avaliação da capacidade funcional. No entanto, pouco se sabe sobre sua reprodutibilidade em adultos jovens. OBJETIVO: Avaliar a reprodutibilidade relativa e absoluta tanto intra quanto inter-avaliadores do TC6 e TD6 em indivíduos adultos jovens. MÉTODOS: Foram avaliados 33 indivíduos adultos jovens aparentemente saudáveis por meio da espirometria; e realizados os testes TC6 e TD6. Três (T1, T2 e T3) TC6 e TD6 foram feitos em cada indivíduo, sendo o último de cada teste realizado por um avaliador diferente. Para a análise intra-avaliadores foram comparados os desempenhos do T1 e T2 enquanto que a análise inter-avaliadores foi feita pela comparação dos desempenhos do T3 com: T1; T2; e escolha do melhor dos primeiros dois testes. Foi calculado o coeficiente de correlação intra-classe (CCI) como medida da reprodutibilidade relativa; o erro padrão de medida; a diferença mínima detectável; traçados gráficos de Bland-Altman e teste ANOVA para analisar a reprodutibilidade absoluta. RESULTADOS: Observaram-se, nos dois testes funcionais, intra e inter-avaliadores, valores excelentes de reprodutibilidade relativa (CCI>0,75) e a reprodutibilidade absoluta mostrou alto erro. CONCLUSÃO: O TD6 e o TC6 apresentaram reprodutibilidade intra e inter-avaliadores excelente para a população adulto jovem, mas altos valores de erro.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922014000300214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.