Reprodutibilidade dos Testes de Salto Vertical e Salto Horizontal Triplo Consecutivo em Diferentes Etapas da Preparação de Basquetebolistas de Alto Rendimento

Por: , Alexandre Moreira, Enio Ricardo Vaz Ronque, Marcel de Souza e Paulo Roberto de Oliveira.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.8 - n.4 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O estudo objetivou avaliar a reprodutibilidade do salto vertical com contramovimento (SV) e do salto horizontal triplo consecutivo lado esquerdo (STCE), em basquetebolistas do sexo masculino de alto rendimento em dois momentos distintos (T1) e (T2). Trinta e dois basquetebolistas foram submetidos a três (3) tentativas para cada teste. Os testes foram realizados ao fi nal da etapa de preparação para a competição ofi cial de cada equipe avaliada (T1) e fi nal da etapa de competição (T2), com intervalo de 12-14 semanas entre T1 e T2. Utilizou-se o teste t para amostras emparelhadas para verifi car as diferenças entre as duas medidas obtidas no mesmo momento (p < 0,05). Para verifi car a reprodutibilidade, foram utilizados a matriz de correlação (r), o coefi ciente de variação (CV), o coefi ciente intraclasse (CIC) e o erro padrão de medida (EPM). Tanto em T1 quanto em T2 não foram verifi cadas diferenças signifi cantes entre as tentativas retidas tanto para SV quanto para STCE (p > 0,05). Foi observado alto coefi ciente de correlação e valores elevados de CIC (SV; T1 = 0.979 e T2 = 0.988 e STCE; T1 = 0.89 e T2 = 0.97) e baixos valores para CV (SV =1.88 e 1.55, e STCE = 2.44 e 1.34). As informações obtidas com este estudo indicam alta reprodutibilidade para SV e para STCE para amostra em questão. Todavia, parece que a consistência interna da medida tende a se incrementar com o desenvolvimento do processo de treinamento.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3934

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.