Reprodutibilidade de Um Questionário Para o Levantamento de Informações Sobre Comportamentos Relacionados à Saúde em Adolescentes

Por: , e Mario Cesar Pires.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.10 - n.3 - 2002

Send to Kindle


Resumo

No Brasil, até o momento, ainda existe uma grande escassez de questionários que possam ser utilizados no levantamento de comportamentos relacionados à saúde (CRS) em adolescentes, bem como de informações sobre medidas de reprodutibilidade. O objetivo deste estudo foi determinar os níveis de reprodutibilidade de um questionário para o levantamento de CRS em adolescentes. A amostra foi composta por 45 adolescentes (20 moças e 25 rapazes), com idades entre 15 e 18 anos (16,00±1,28), selecionada de forma intencional. Na determinação dos níveis de reprodutibilidade, utilizou-se o procedimento de teste e reteste, com intervalo de 24 horas entre as duas aplicações. Na dimensão referente aos aspectos sociodemográficos, os índices de concordância Kappa (K) oscilaram entre 0,90 (forte) para o gênero a 0,75 (forte) para nível socioeconômico. O coeficiente de correlação intra-classe para o nível de atividade física (kcal/kg/dia) foi R= 0,84 (IC95%: 0,73-0,91). Nas questões referentes aos hábitos alimentares, os índices Kappa, na maioria, foram de moderados a forte (0,44 a 0,69). Na dimensão referente aos comportamentos preventivos, os valores de Kappa foram todos considerados fortes, 0,71 a 0,85. O instrumento apresentou níveis de reprodutibilidade de moderado à forte para grande parte das questões, representando uma boa opção para o levantamento de comportamentos relacionados à saúde em adolescentes. PALAVRAS-CHAVE: comportamentos relacionados à saúde, adolescentes, saúde, estilo de vida, reprodutibilidade.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.