Resumo

Praticadas com maior freqüências por crianças das classes populares, incluída uma faixa da classe média, as cantigas de roda constituem-se em importantes formas de manifestação lúdica, que ocorre principalmente em ruas, quintais, terrenos baldios e em pátios escolares. os brinquedos cantados são atividades diretamente relacionadas com o ato de cantar e ao conjunto dessas canções, a que chamamos de cancioneiro folclórico infantil, segundo VERDERI (1999). É difícil determinar sua origem, sua forma de aparecimento, elas sempre existiram, sempre encantaram o povo e embalaram as criancinhas. na sua maioria parecem ter chegado com os colonizadores portugueses, sofrendo influência ameríndia e africana, devido à colonização e posteriormente ao tráfico de escravos para o brasil. são também conhecidos como “jogos tradicionais” porque são passadas de geração a geração. O conjunto de influências dessas diversas culturas parece ser a causa das diferentes variações de letras que uma mesma cantiga recebe dependendo da área geográfica onde é praticada. com o avanço tecnológico nos meios de comunicação, a população infantil modificou suas formas lúdicas. Outra dificuldade para a preservação de brinquedos cantados refere-se ao crescente número de brinquedos industrializados. a televisão e outros meios de comunicação veiculam mensagens mais significantes e consumistas, apoiadas em fortes esquemas de propaganda e marketing, procurando lançar no mercado grande número de sofisticados brinquedos industrializados segundo MELLO (1996). Em conseqüência, as cantigas de roda estão desaparecendo porque não tem quem as dance, quem as cante e quem conheça suas origens e seus significados. elas, nas maiorias das vezes não são divulgadas, oferecidas e trabalhadas o suficiente para competir com as canções do rádio e da televisão. Desta forma o objetivo deste trabalho foi desenvolver o resgate do passado de nossa cultura enfatizando sua importância, através de uma aula diferenciada e agradável.

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