Residência Pedagógica em Educação Física da UFRN

Por: Aguinaldo Cesar Surdi, Caio Cezar Borges Gonçalves, Carlos Vitor de Morais Felix, George Tawlinson Soares Gadêlha, Lucas Peixoto de Macêdo e Lucineide Neves Costa.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho, tem como finalidade apresentar experiências nas escolas de NatalRN, através do programa Residência Pedagógica do curso de Educação Física na Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), consistindo em uma iniciativa que integra a política nacional de formação dos professores, com o objetivo de aproximar e antecipar os alunos de licenciatura, a partir do meio do curso à prática do magistério na educação básica, contando com a supervisão de um professor da rede pública e um orientador no campo acadêmico. O programa é um elo entre instituições de ensino superior e secretarias de educação municipais e estaduais. Sendo concedidas quatro modalidades de bolsa, como forma de auxílio: para o coordenador institucional, docente orientador, preceptor (professor da educação básica) e residente. Tendo este último, funções importantes para o processo de aliar o que está sendo aprendido em sua graduação com o mundo escolar, participando do planejamento de aulas, bimestres e até de todo ano letivo, observando e relatando pontos negativos e positivos e no tempo hábil, ministrando aulas com a supervisão do seu preceptor(a). Com isso, tivemos a iniciativa de capturar algumas imagens do nosso árduo e prestigioso trabalho de aprender diretamente no espaço escolar e educar de forma significativa e inovadora, os jovens cidadãos da nossa Grande Natal. Nessas fotografias, apresentamos o trabalho realizado nas escolas parceiras da Residência, reuniões de planejamento e eventos desenvolvidos, valorizando os conteúdos da Educação Física na perspectiva de fazer com que os alunos obtivessem conhecimento do corpo e essa cultura que nos permeia.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.