Resistência Aeróbica e Sua Relação com o Crescimento e Desenvolvimento Físico de Adolescentes

Por: Paulo Roberto de Oliveira.

0 páginas. 1982

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta dissertação foi estudar a evolução da Resistência Aeróbica, em adolescente, submetidos a diferentes níveis de treinamento físico e estabelecer sua relação com os fenômenos de Crescimento e Desenvolvimento Físico. Estes escolares (n = 98), provenientes da zona urbana e rural, foram estudados através de uma metodologia longitudinal entre 10 e 13 anos ou 13 e 16 anos de idade, ou seja, durantes 4 anos sucessivamente sempre na mesma época do anoPara o controle da Resistência Aeróbica, utilizou-se o Teste de Cooper, enquanto que as medidas de estatura e peso corporal foram utilizadas para representar o Crescimento e Desenvolvimento Físico. Para análise dos resultados, foi utilizada a Análise de Variância complementada pelo Teste de SCHEFFÉ ou pelo Teste de TUKEY, com o nível de rejeição da hipótese nula estabelecido em 0,05 (5%). Os resultados evidenciaram que o período pubertário é especialmente susceptível aos efeitos do treinamento de Resistência Aeróbica e que a velocidade máxima de crescimento da estatura corporal ocorreu entre 1 e 2 anos mais precocemente nos grupos mais estimulados pelo treinamento físico. Constatou-se também que os aumentos da Resistência Aeróbica tem relação com seu valor inicial e necessita menos treinamento para se desenvolver, durante a puberdade, e muito mais treinamento para ser mantida ou melhorada, após o estirão de crescimento pubertário.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=139&listaDetalhes%5B%5D=139&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.