Responsabilidade Social nos Clubes de Futebol: Proposta de Modelo

Por: André de Paula Rêgo Graciano Luz.

Revista Intercontinental de Gestão Desportiva - v.3 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

A difusão que esporte experimentou na última década destacou a necessidade de modificar os modelos existentes de gestão organizacional. Em termos de impacto social, as organizações desportivas não são diferentes de qualquer outra empresa. Por esse motivo devem devolver à sociedade investimentos em matéria social. A responsabilidade social corporativa (RSC) tem atraído considerável interesse na disciplina de gestão, mas raramente tem sido avaliada e analisada por investigações empíricas na gestão esportiva. Depois de uma revisão da literatura, estudando as teorias e os avanços de pesquisa no âmbito da RSC, buscamos conhecer sua realidade pragmática no esporte, suas características únicas, o potencial do setor, a comunicação, assim como, a influência das atividades de RSC afetam a percepção dos torcedores em fatores como: Imagem, reputação, compromisso, lealdade e satisfação. Para verificar estes objetivos, o presente estudo utiliza múltiplas metodologias: análise sistemática da literatura – com intuito de encontrar sinergias proporcionadas pela RSC como um instrumento na gestão esportiva; análise qualitativa - de conteúdo web, realizando um comparativo das práticas e ações sociais realizadas pelos clubes de futebol brasileiros, espanhóis e portugueses; e quantitativa, utilizando modelos de equações estruturais (SEM) para medir a percepção de RSC por parte do torcedor esportivo. Como principais conclusões, verificamos que há um pequeno número de publicações relacionadas ao tema, o que demanda novas abordagens para melhor observar esta realidade. Destacamos o modelo Fundação adotado por grande parte das equipes espanholas, como um diferencial em matéria de gestão e comunicação da RSC. Identificamos as principais práticas de RSC realizadas pelos clubes de futebol e sua evidência positiva a partir da perspectiva dos torcedores. Finalmente, propomos um modelo estrutural de análise da RSC âmbito esportivo. Esperamos que este estudo sirva como referência para futuras pesquisas no tema e assim contribuir para o desenvolvimento da RSC através da demonstração das melhores práticas utilizadas pelos clubes de futebol e demais entidades esportivas. 

Endereço: http://www.revista.universo.edu.br/index.php?journal=gestaoesportiva&page=article&op=view&path%5B%5D=858&path%5B%5D=652

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.