Resposta Neuromuscular Aguda Durante Um Protocolo de Sobrecarga Excêntrica Usando Um Dispositivo Mecânico Para Aumentar a Carga

Por: André G P Andrade, Antônio e M Pertence, Leonardo B Felix, Marcel B Lanza e Mauro H Chagas.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.19 - n.4 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi propor um dispositivo mecânico que acoplado a uma cadeira flexora aumente a carga mecânica durante toda a ação excêntrica (ECC) e comparar a atividade muscular durante a utilização do dispositivo proposto. Quinze mulheres fisicamente ativas foram recrutadas e realizaram dois diferentes protocolos (controle e sobrecarga ECC). O protocolo controle foi realizado com ações concêntricas (CON) e ECC com carga iguais (60% de uma repetição máxima), enquanto o protocolo de sobrecarga ECC consistiu em ações ECC com 40% mais de carga do que as ações CON. A ativação muscular dos músculos biceps femoris (BF) e gastrocnemius medialis (GM) foi medida por meio de eletromiografia de superfície. Durante as ações ECC foi observada uma maior ativação do BF durante o protocolo de sobrecarga quando comparado ao protocolo controle (p = 0,032). No entanto, GM não apresentou diferenças na ativação entre os protocolos (p = 0,439). O dispositivo mecânico proposto foi capaz de aumentar a carga durante a ação ECC e, consequentemente, a atividade muscular do BF.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2017v19n4p375

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.