Resposta da Pressão Arterial em Homens Jovens Fisicamente Ativos Submetidos a Diferentes Intensidades de Exercícios

Por: Guilherme de Freitas Magalhães, Jeeser Alves de Almeida, Jéssica Cardoso de Souza, João Maurício de Oliveira Coelho, José Fernando Vila Nova de Moraes, Marcelo Pereira Magalhães de Sales, Pâmella Karoline Morais, Ricardo Yukio Asano e Verusca Najar.

Educação Física em Revista - v.5 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A Pressão Arterial (PA) é definida como o produto entre débito cardíaco e a resistência vascular periférica. A PA é influenciada pela pressão do fluxo sanguíneo contra as paredes das artérias. O exercício físico é considerado um importante aliado na prevenção e tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica (HAS), uma vez que estudos apontam diminuição da PA após uma única sessão de exercício. A significativa redução nos valores de PA, após o exercício físico, comparados aos valores pré-exercício, caracteriza a hipotensão pós-exercício (HPE). Objetivo: Analisar o efeito agudo de exercícios realizados em diferentes intensidades de exercício sobre a HPE em homens jovens. Métodos: A amostra foi composta por 17 homens fisicamente ativos (23,3+3,5 anos; 75,1+5,2 kg; 176,5+3,4 cm; 24,2+2,3 Kg.m2(-1)), que se submeteram a três sessões experimentais, sendo duas sessões de exercícios (desempenho de 1600m e 20 min a 75-80% da FCres) e uma sessão controle. Os testes foram realizados em dias distintos em ordem randomizada. Para comparar os valores de PA intra e entre as sessões foi aplicada Split plot ANOVA (ANOVA MISTA), com post-hoc de Bonferroni e o nível de significância adotado foi de p<0,05. Resultados: Houve HPE para pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial média (PAM) para ambas as sessões de exercícios em relação ao repouso, apresentando também diferença estatística entre as sessões de exercícios e a sessão controle. Para a PAS, observou-se uma queda de até 10 mmHg na sessão 1600m, e de 9,5 mmHg na sessão 20min. A pressão arterial diastólica (PAD) apresentou diferença significativa somente quando comparada a sessão 20min e a sessão controle no momento R60. Conclusão: O presente estudo demonstrou a ocorrência da HPE tanto para a sessão1600m quanto para a sessão 20min, o que não ocorreu na sessão controle.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/view/2191/1381

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.