Resposta do Vo2 e Tempo de Exaustão Durante a Corrida Realizada na Velocidade Associada Ao Vo2max: Aplicações Para o Treinamento

Por: Benedito Sérgio Denadai e Fabrizio Caputo.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.26 - n.1 - 2004

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar, de maneira transversal, os efeitos do treinamento aeróbio na resposta do VO2 e tempo de exaustão (Tlim) durante o exercício severo realizado na corrida. Dezesseis corredores e onze sedentários realizaram em dias diferentes os seguintes testes: 1) teste incremental para determinação do VO2max e a menor velocidade associada ao VO2max (vVO2max), e 2) Teste de velocidade constante até a exaustão na vVO2max para determinar o Tlim e os tempos para se atingir e manter o VO2max (TAVO2max e TMVO2max, respectivamente). Os índices de aptidão aeróbia foram maiores nos corredores do que nos sedentários. Os sedentários apresentaram um maior Tlim e TAVO2max, porém um mesmo TMVO2max em relação aos corredores. Podemos concluir que o Tlim e o TAVO2max foram sensíveis ao treinamento aeróbio.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/95

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.