Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar as respostas afetivas e cardiovasculares de mulheres jovens em uma sessão de treinamento com Nintendo Wii. Participaram 15 mulheres saudáveis (25±6 anos; 24±4 kg/m2) que jogaram o game Free Run durante 10 min. As respostas afetivas foram avaliadas pelas escalas de sensação e ativação, caracterizadas no modelo circumplexo. O humor foi avaliado pela escala de Perfil de Estados de Humor. A frequência cardíaca (FC), a pressão arterial (PA) e o duplo produto (DP) foram medidos. Avaliou-se a percepção subjetiva de esforço com a Escala de Borg C-10. As variáveis foram mensuradas pré, durante e aos 5 e 10 min pós-intervenção. A valência afetiva manteve-se positiva em todos os momentos, apresentando-se mais elevada pós 5 e 10 min (p<0,01). O modelo circumplexo mostrou respostas de calma e relaxamento pré-atividade, euforia durante e imediatamente pós-atividade; retornando ao relaxamento nos momentos pós 5 e 10 min. A FC apresentou aumento significante durante a sessão em relação ao repouso (173±7 vs. 76±9 bpm, p<0,05), e manteve elevada pós 5 (104±10 bpm) e 10 min (100±9 bpm). Houve aumento significante da PA sistólica imediatamente pós-exercício (149±14 mmHg), pós 5 (118±14 mmHg) e 10 min (110±11 mmHg) em relação ao repouso (113±8 mmHg). O DP manteve-se nos parâmetros de segurança para a atividade aeróbia (26.447±3.400 mmHg.bpm). Em conclusão, uma sessão com Wii provoca em mulheres jovens sensação de euforia e aumento da sobrecarga cardiovascular durante sua realização. Estes parâmetros tendem a retornar ao basal 10 minutos após a sessão.

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