Respostas Cardiovasculares Agudas em Ambiente Virtualmente Simulado Pelo Nintendo Wii

Por: Fabiano Fernandes da Silva, Lucas Gonçalves da Cruz, Priscila Silva de Carvalho, Renato Aparecido Souza e Wellington Roberto Gomes de Carvalho.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.15 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Recentemente, tem sido verificada a utilização do Nintendo Wii no contexto da saúde. O objetivo do presente estudo foi analisar as respostas cardiovasculares agudas monitoradas por meio do comportamento da frequência cardíaca, pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica e duplo produto, em ambiente virtualmente simulado pelo console Nintendo Wii. A amostra foi composta por 18 universitários saudáveis, com média de idade de 22,07 ± 1,34 anos. As variáveis foram observadas com uso de deltas (valor final - inicial) após 25 arremessos de basquetebol em duas situações experimentais: (I) com o voluntário sentado e, (II) com o voluntário saltando verticalmente. Os resultados sugerem que a prática de atividade física em ambiente virtual emulado pelo Nintendo Wii é capaz de alterar as respostas cardiovasculares agudas, especialmente, quando realizada em associação a saltos verticais. Assim, os resultados sustentam a viabilidade do uso do Nintendo Wii em programas de treinamento e favorecem sua indicação de forma mais segura.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2013v15n1p60/23881

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.