Resumo

Introdução:

o β-hidroxi β-metilbutirato (HMB) é um metabólito de aminoácido leucina e tem vários benefícios ergogênicos. Sabe-se que ela pode beneficiar a concentração de testosterona e cortisol em atletas. Porém, nenhuma revisão sistemática e meta-análise focou-se nos efeitos que a suplementação de HMB provoca sobre testosterona e cortisol em atletas treinados.

Objetivos:

A meta-análise tem como objetivo avaliar o efeito de suplementação de HMB na testosterona e cortisol em atletas treinados, além de verificar resultados contraditórios entre estudos.

Métodos:

Foi feita uma revisão sistêmica nas bases Scopus, Medline e Google scholar dos artigos publicados até agosto de 2021. A ferramenta de colaboração Cochrane foi utilizada para avaliar o risco de viés e também para avaliar a qualidade dos estudos. Modelo de efeitos aleatórios, diferença média ponderada (ADM) e intervalo de confiança de 95% (IC) foram utilizados para estimar o efeito geral.

Resultados:

Embora a meta-análise tenha evidenciado que o consumo de HMB não altere a concentração de cortisol e testosterona, a análise do subgrupo com base no tipo de exercício exibiu uma diminuição significativa na concentração do cortisol nos exercícios de treinamento de resistência (P<0,05) e um aumento significativo na concentração de testosterona em esportes combinados aeróbicos e anaeróbicos (P<0,05).

Conclusão:

Os resultados indicam que a suplementação de HMB em atletas pode reduzir a concentração de cortisol em exercícios de resistência e aumentar a concentração de testosterona em exercícios aeróbicos e anaeróbicos combinados. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Acessar