Respostas de Lactato, Esforço Percebido, Frequência Cardíaca, Triptofano, Prolactina e ácidos Graxos à Série de Natação na Velocidade Crítica

Por: Bruno Costa Teixeira, Carlos Severo Dutra-filho, Fabio Carlos Alves Lima, Flávio Antônio de Souza Castro, Jocelito Bijoldo Martins, Marcos Franken e Priscila Nicolao Mazzola.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.36 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O estudo avaliou, na intensidade de 100% da velocidade crítica (VC), o comportamento de concentração de lactato sanguíneo ([LA]), esforço percebido (EP), frequência cardíaca (FC), concentrações plasmáticas de triptofano [TRP], de prolactina ([PRL]) e de ácidos graxos livres ([AGL]). Catorze nadadores realizaram dois protocolos distintos: 1) repetições de 200 e 400 m, em máxima intensidade (V200 e V400) para a determinação da VC; 2) série VC (repetições de 400 m), com intervalos de 40 s. Os principais resultados foram: (1) [TRP] e [AGL] não apresentaram diferenças entre repouso e exaustão (p > 0,05); (2) aumento da [PRL], da [LA], da FC e do EP (p < 0,05) ao longo da série VC. Assim o aumento da [PRL] pode indicar manifestação de fadiga central na intensidade correspondente à VC.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1733

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.